O mundo além do Twitter Bootstrap Artigo

Conheça os cursos gratuitos do WebDevBr! - Inscreva-se!


Este artigo foi publicado a 3 anos, 4 meses, 6 dias atrás.

Não é segredo pra ninguém que eu sou amante do desenvolvimento front-end usando o Twitter Bootstrap, até quando substitui meus CSSs por SASS levei ele junto (e adianto, foi maravilhoso, um dia falo disso aqui). Mas saibam que meu mundo não gira em torno do TB (Twitter Bootstrap pros íntimos), saibam que tem muita coisa legal pra usar hoje em dia.

Estava eu aqui, de noite, deitado na minha sala, minha esposa assistindo a novela das nove, minha filha brincando no cantinho e eu super intediado pensei, vou ver se ja saiu a Revista W deste mês (que por sinal só sabem falar de loja Virtual ultimamente), e não é que tinha uma matéria super bacana sobre frameworks front-end com dois caras que eu já conhecia e já até usei em meus estudos.

Sassaparilla

Site: http://sass.fffunction.co/

Gostou deste artigo?

Receba atualizações semanais com novos artigos do WebDevBr e outras dicas!

A proposta do Sassaparilla é oferecer apenas o necessário para você começar o seu projeto, sabe, resets, grid, formulários e estilização da tipografia (que alias, é de mais), e como é construido em Sass você pode utilizar somente o que precisar, simples né.

Foundation

Site: http://foundation.zurb.com/

"O mais framework front-end responsivo mais avançado do mundo" também é muito bacana de usar, assim como Twitter Bootstrap ele é bem completo e também tem uma versão Sass (ganha pontos comigo isso), e embora não seja tão belo (nativamente) quanto o TB ele é mais leve.

Qual framework CSS usar então?

Pra você entender bem qual deve usar entenda as 3 perguntinhas que eu me faço quando vou escolher algo pra trabalhar aqui (seja back-end ou front-end).

  1. Eu entendo o quanto deste assunto?
  2. Quanto de prazo tenho?
  3. Quão complicado é esse projeto?

E agora pra tomar a decisão final respondo minhas perguntas pesando as respostas:

**1. ** Se eu não domino completamente o assunto vou preferir pegar um framework mais elaborado (com mais recursos), curva de aprendizado menor e que tenha uma comunidade mais ativa, óbvio que neste ponto minha escolha seria o TB ou o Foundation assim se eu tiver alguma dúvida vai ser mais rápido ser respondida por alguém ou encontrar na documentação como implementar aquele slider (ou outro recurso) que eu vou precisar, em contra partida você pode escolher um framework mais simples e em uma linguagem que não é tão conhecida sua e aproveitar pra ganhar um pouco de experiência, mas leia a próxima resposta pra entender melhor.

**2. ** O prazo é muito importante, ele define o quanto vou poder tirar proveito deste projeto pra poder estudar sobre o assunto e aprender mais com ele, se o prazo é curso vou novamente optar por um framework mais completo e robusto, agora se posso pegar um framework mais simples e mais leve, e terminar com menos CSS pro usuário carregar, porque não? De quebra você pode aproveitar pra aprender mais sobre Sass, instalar ele no seu PC junto com o Compass e o Ruby e acrescentar algo novo ao seu currículo.

**3. ** Agora tome cuidado com o ponto anterior, se um projeto é mais complicado, você tem um bom prazo e não muito conhecimento vai acabar preferindo o cara mais elaborado e completo, pra evitar esbarrar em algo que não vai conseguir resolver, a mesma coisa para quem tem conhecimentos sólidos, um projeto complicado e não tem prazo. Feliz o cara que tem boas respostas pras 3 perguntas, pode escolher o framework mais simples e construir um projeto muito mais leve e elaborado.

Conclusão

Claro que este foram pensamentos meus que se formaram a medida que eu escrevia, o foco aqui é dizer a vocês que SASS é legal, que vale investir em um front-end sem Twitter Bootstrap e que eu não gosto de novela, e quando minha filha senta pra brincar sem mim eu vou tratar de estudar um pouco (ou jogar Watch Dogs que é bem legal também, kkk).

Isso ae pessoal, estes foram meus devaneios de sábado a tarde, comentem o artigo e compartilhem nas redes sociais pra me ajudar.


Cursos relacionados


* Parcelamento apenas cartão de crédito! Pode haver uma pequena variação no parcelamento em relação a simulações apresentadas!