Manual do TypeScript

Conheça os cursos gratuitos do WebDevBr! - Inscreva-se!

Nesta nova série de artigos não vou focar em um exemplo prático, mas um guia de consulta para o pessoal que trabalha ou está começando com TypeScript.

Não sabe o que é TypeScript? Segundo o site oficial (tradução direta):

Typescript permite escrever JavaScript do jeito que você realmente quer. Typescript é um super JavaScript que compila para JavaScript simples. Qualquer browser. Qualquer host. Qualquer sistema operacional. Código aberto.

Com TypeScript você pode trabalhar com JavaScript da forma que está acostumado, porém com recursos que não estão disponíveis nativamente, como classes, interface e muito mais.

Aqui os artigos desta série:

  1. Tipos básicos
  2. Interfaces
  3. Classes
  4. Módulos
  5. Funções
  6. Generics
  7. Erros comuns
  8. Mixins
  9. Mesclagem de declarações
  10. Inferencia de tipo
  11. Compatibilidade de tipo
  12. Escrevendo arquivos .d.ts

Como funciona o TypeScript

Você escreve o seu código em um arquivo .ts, quando termina roda o comando tsc meu.ts e o arquivo .js é criado pra você.

Claro que você pode usar junto com Grunt (por exemplo), para automatizar a tarefa.

Como instalar o TypeScript

É bem simples, você precisa do Node.Js instalado.

Rode o comando no terminal

npm install -g typescript

Como compilar um arquivo TypeScript para JavaScript

Simples, é só rodar o comando tsc seguido do nome do arquivo .ts:

tsc helloworld.ts

Fonte desta série

Esta série é uma tradução do original Handbook em inglês, estou incluindo algumas opniões e reescrevendo algumas partes para um melhor entendimento do público brasileiro, porém você pode encontrar todo o conteúdo no link oficial.

Este é um trabalho que estou fazendo para a comunidade e se tiver interesse em colaborar pode me enviar um dos tópicos citados a cima que você mesmo traduziu ou vai traduzir, isso pode ser feito em Word ou em que você quiser, eu acerto aqui (estou usando Markdown).

Att. Erik Figueiredo

* Parcelamento apenas cartão de crédito! Pode haver uma pequena variação no parcelamento em relação a simulações apresentadas!