CakePHP Categoria

Conheça os cursos gratuitos do WebDevBr! - Inscreva-se!

O framework PHP de desenvolvimento rápido


Hangouts sobre CakePHP

Hangout CakePHP 3 - Porque, Como e Até onde é uma boa idéia?

Neste Hangout vou abordar algumas dúvidas da comunidade: Porque o CakePHP? Como começar com o CakePHP? Até onde o CakePHP é uma boa ideia? Este hangout, embora voltado para iniciantes, terá boas dicas e sugestões para quem já é mais avançado com o framework!

6º Hangout CakePHP

Ingredientes: 1 Andre Cardoso​ 1 Erik Figueiredo​ Convidades a gosto 1 pitada de CakePHP 1 1/2 xícara de CakePHP 2 1 porção de CakePHP 3 Modo de preparo: Falar um pouco sobre a saída do CakePHP 1 e como migrar de versão, como começar no CakePHP 2 e as novidades do CakePHP 3.


5º Hangout de CakePHP - Console and Shells

Neste mês vamos falar sobre Console e Shells, como usar o Bake, personalizar a saída da View, o que é shell e como criar uma, como rodar uma cron job, schemas e tudo pra você dominar o console

4º Hangout CakePHP 3

Nesta 4ª edição do nosso hangout vamos falar do CakePHP 3, sobre as novas mudanças e como começar com esta versão.


3º Hangout CakePHP 2 - Segurança

Com muitos exemplos práticos Tayron Miranda, Juan Basso e eu (Erik Figueiredo), vamos falar sobre Segurança no CakePHP, quais as brechas que o pessoal deixa, gerenciamento de permissão com ACL, os * Injections (* = caracter chave que casa qualquer coisa), debugs e afins da vida. Para participar do 4º Hangout: https://plus.google.com/u/0/events/corifuc6k0dj331funp5ifsca68 - 4º Hangout CakePHP Os…

2º Hangout CakePHP 2 - TDD

Tema: TDD (Desenvolvimento Orientado a Testes). Um bate papo abordando as experiências do dia a dia, boas práticas e visão sobre TDD de Juan Basso, Thiago Belem, Tayron Miranda, André cardoso e Erik Figueiredo. Alguns links links interessantes: http://www.assando-sites.com.br - Cursos http://www.webdevbr.com.br - Cursos http://aldeiaco.com.br/cursos-aldeia - Coding Dojo (Indicação do André Car…


1º Hangout CakePHP 2

Tema: Do inciante ao avançado! Abordaremos as principais dúvidas do iniciante, e tentar guiar todos os níveis de devs CakePHP a encontrar o caminho do desenvolvimento com CakePHP para web ou sistemas particulares. Como prometido os links compartilhados: Dos participantes: http://www.tayron.com.br/blog - Blog http://blog.erikfigueiredo.com.br - Blog http://www.andrebian.com - Blog http://www.w…



Artigos sobre CakePHP

Login com Lembra de mim no CakePHP 3

Um recurso básico, mas ao mesmo tempo extremamento delicado e longe de ser simples, a não ser do ponto de visto de um tolo, o famoso checkbox "lembrar de mim" nos formulários de login merece uma atenção dedicada e constante. Neste artigo quero mostrar como implementar um "lembrar de mim" na autenticação do CakePHP 3. Não vamos usar a senha do usuário, em vez disso vou usar um token aleatório qu…

CakePHP 3 e relacionamentos entre tabelas

O artigo de número 100 não poderia deixar de ser sobre CakePHP, e desta vez quero falar um pouco sobre relacionamentos entre tabelas, um assunto que tira o sono de muita gente, vamos ver? hasOne - Um para um O relacionamento hasOne informa que um registro está relacionado a apenas um outro registro, por exemplo, um usuário pode ter apenas um perfil em uma rede social. Para definir um relaciona…


Organizando as configurações - Preparando para o Deploy - no CakePHP 3

A primeira coisa que me irritou quando baixei a versão (ainda em beta) do CakePHP 3 é que agora as configurações ficam todas em um único arquivo. E se eu precisar configurar algo que deveria refletir no servidor de produção e localmente? Eu teria que editar o arquivo no servidor (que aqui é via SSH, sem FTP) ou criar uma rotina para identificar aonde estou (produção ou desenvolvimento), mas calma…

Dicas para se atualizar para CakePHP 3

Esse é o ponto, a transição, o momento! Então é isso, a partir deste momento o meu blog não terá mais novos conteúdos para a versão 2 do CakePHP e mesmo o que já existe será progressivamente atualizado para a nova versão, calma, ainda vou manter os artigos antigos. E como não podia deixar de ser, vou passar umas dicas pra vocês que estão querendo dar uma conferida no que há de novo. Instalando …


Requisições Ajax com CakePHP - Artigo super completo

Como tudo em CakePHP, fazer requisição ajax não é um bicho de 7 cabeças, retornar uma view formatada para o ajax, retornar o array do find() em json, gerar o html com os options em um select ou o que você precisar, é fácil e muito prático de conseguir. O que é Ajax (leia, por favor) E dizia Zeca Pagodinho: "Nunca vi nem comi eu só ouço falar", e é essa a realidade de 90% (se não mais) dos des…

Como estudar CakePHP e ficar fera no framework!

A algum tempo enviei um email pro pessoal que adicionou a newsletter aqui do blog (ai do lado direito) e tive alguns feedbacks de uma galera que gostou e seguiram o guia de como estudar CakePHP que encaminhei para eles, portanto vou postar aqui no blog e tentar ajudar mais pessoas ainda. A grande verdade é que ser auto-didata tem o contraponto do tempo, com um curso você tem um guia que te ajuda…


13 CMSs desenvolvidos com CakePHP

Uma pergunta que virou e mexeu volta as redes sociais é: Existe CMSs construídos com CakePHP e quais são? Para responder esta pergunta eu pesquisei na internet e não encontrei poucas boas soluções, vou listar aqui a versão que eu baixei e qual a versão do CakePHP que está sendo utilizada, a maioria parecem estar descontinuados, se você souber de algum lugar mais recente é só me avisar. Não…

Usando o WideImage no CakePHP

Fala pessoal, dois meses e dezoito dias depois do meu último artigo sobre CakePHP (sobre roteamento com banco de dados) cá estou eu novamente, firme e forte. Um tempo atras falei sobre upload de arquivos aqui no blog, hoje vou mostrar como usar a pasta Vendor para carregar o WideImage no CakePHP e assim conseguir recursos poderosos e simples para tratar imagens. Usando o WideImage Para quem nã…


Routes do CakePHP com banco de dados

Se tem algo que não tem muito material na internet é sobre um roteamento com banco de dados no CakePHP, não que já não seja flexível o suficiente, mas sempre da pra melhorar, e é ai que entra o routeClass. O que é routeClass RouteClass é um recurso do CakePHP que permite passarmos a url para uma classe PHP analisar e responder com um array que indique qual Controller, Action e parâmetros devemo…

Upload de arquivos e imagens no CakePHP sem plugin!

Pra mim sempre pareceu trivial saber como enviar arquivos e imagens com o CakePHP, todo mundo devia saber como isso deve ser feito, mas em vez disso começamos procurando plugins que supram essa necessidade, pois bem, vou mostrar como funciona o processo de upload no CakePHP usando os Utilities Folder & File do CakePHP, aproveite para conhecer as outras funções do CakePHP. Você pode querer cr…


Como criar um CMS completo com CakePHP – Parte 9 – Finalizando o CMS

Parece que foi esses dias que tive a ideia de começar a fazer esta série de artigos, e em 10 de julho publiquei o primeiro artigo, mas agora que estamos terminando deu vontade de continuar escrevendo esta série, mas temos que seguir em frente, não é. Muita coisa mudou neste meio tempo e uma delas é a versão do CakePHP, então se você acompanhou estes artigos junto comigo desde a primeira postagem…

Como criar um CMS completo com CakePHP – Parte 8 – Gerando sitemap.xml e robots.txt

Para garantir que seu site será bem indexado pelo Google você tem que seguir uma série de boas práticas, como criar um robots.txt e um sitemap.xml, o primeiro lista as páginas que podem ou não ser indexadas pelos buscadores e o segundo as páginas do site que existem atualmente, neste artigo vamos incrementar no nosso CMS um recurso que irá gerar esses dois arquivos para nós. Embora o conceito de…


Como criar um CMS completo com CakePHP – Parte 7 – Gerando o menu e os elementos do template

Depois de quase tudo pronto, separei essa aula para falar um pouco sobre organização no Cake, sobre elements e também sobre o sofrimento que muitos iniciantes encontram em se criar um menu, então aqui estou eu novamente para trazer-lhes a solução definitiva para seus problemas, ta bom exagerei, vamos pro artigo logo. Antes de começar a criar os elements preciso acertar duas coisas, um helper par…

Como criar um CMS completo com CakePHP – Parte 6 – Gerenciamento de páginas com SEO, gerenciamento do menu, CKeditor e upload de imagens integrado

Bem, estamos na reta final do nosso CMS, neste artigo quero mostrar como fazer o sistema de gerenciamento das páginas do site, alguns recursos são de vital importância para um CMS e estão diretamente relacionados a esta seção do site, como gerenciamento de SEO (tag description, tag title, keywords (embora hoje em dia não sejam tão relevantes, faz parte da função do programador não limitar sua fer…


Como criar um CMS completo com CakePHP – Parte 5 – Criando o sistema de login com bcrypt e lembrar de mim (segunda etapa)

Bem, e agora pra fechar a parte 5 da série de artigos sobre como criar um CMS com CakePHP, vamos terminar o que começamos no artigo anterior. Nele falamos sobre o Model Usuario e também já deixei pronto o CRUD do controller, agora vamos ver como será o login. Antes de mais nada, se você não rodou o instalador no seu cms, agora é a hora, mas neste caso teremos uma pequena surpresa, nosso tema nã…

Como criar um CMS completo com CakePHP – Parte 5 – Criando o sistema de login com bcrypt e lembrar de mim (primeira etapa)

Nesta nossa 5ª aula de como criar um CMS completo com CakePHP vou mostrar como criar um sistema de Login com Senhas em bcrypt e implementar o famoso Lembrar de mim, que muitos sabem, faz com que você não precise mais acessar com usuário e senha a área protegida da aplicação (esta é a primeira parte da 5ª aula). O Model Lembra que na aula 03 nós baixamos um Model chamado Usuario, bem agora vamos…


10 dicas sobre CakePHP que podem acelerar e até mesmo salvar seu dia!

Durante o dia a dia do desenvolvedor CakePHP existem passos que as vezes podem nos economizar algum tempo, conforme o tempo passa e vamos saindo do básico coisas como Components, Behaviors, Plugins e Helpers começam a fazer mais sentido e tornar o trabalho mais rápido e produtivo. 01 - Trabalhando com várias versões do CakePHP No artigo sobre instalação avançada do CakePHP mostrei como mover o …

Como criar um CMS completo com CakePHP – Parte 4 – Criando o painel de gerenciamento e sistema de identificação de view por prefixo

Aqui estamos, 4º artigo da série de Como criar um CMS completo com CakePHP, dois artigos em uma semana. Agora vamos configurar o nosso painel de controle, definindo a aparência e navegação com prefix. Instalando os arquivos do frontend. Antes de mais nada precisamos que todo o CSS, Javascript e Fontes já estejam a nossa disposição para trabalhar, assim quando começar, não vou precisar parar pa…


Como criar um CMS completo com CakePHP – Parte 3 – Instalador de banco de dados para CakePHP com Schema

3º artigo da série! Desta vez vamos ver como criar um instalador no estilo Wordpress para nosso CMS. Qual a ideia? A ideia aqui é que ao acessar a URL seusite.com.br/instala/instala o plugin exiba uma tela de checagem do CakePHP, estando tudo ok, partimos para o segundo passo, criar o banco de dados, e no último passo ele crie o usuário administrador, e então deixe de funcionar. Então apagar o…

Internacionalização, um CakePHP Multi-idiomas

Para quem nunca tentou criar um aplicativo multi-idiomas e não travou em algum momento, uma salva de palmas, é uma tarefa para poucos, já que não é só na programação que precisa ser um ninja, mas ter algum conhecimento de outros idiomas (é... o Google Translate não basta, não é só traduzir, tem que escrever para aquele país) e saber como funcionam as datas, moedas e até mesmo o horário local em c…


Como criar um CMS completo com CakePHP – Parte 2 – Criando tabelas e inserindo dados no banco de dados com Schema (Console e Shell)

No primeiro artigo desta série, mostrei como Instalar, configurar e deixar o CakePHP seguro para que possamos criar nosso CMS ou qualquer projeto.. Agora quero mostrar um pouco sobre como usar o CakePHP para criar nossas tabelas e inserir os dados iniciais do CakePHP sem ter que nos preocupar com qual banco de dados vamos usar, lembrando que já temos a nossa disposição Mysql, Sqlserver, Postgres…

Como converter datas no CakePHP para o padrão que você precisar

Uma coisa que vez ou outra vejo as pessoas procurando é sobre datas, como pegar a data padrão do CakePHP (que vem em datetime, exemplo: 2013/08/15 20:30:41) e transformar em 15/08/2013 ou quinta-feira, 15 de agosto de 2013, 20h30m, embora seja muito prático, as vezes não paramos pra pensar que o CakePHP ainda é PHP, e podemos usar recursos do próprio framework com um pouco de lógica php e criar o…


Como criar um CMS completo com CakePHP - Parte 1 - Instalando, configurando e deixando seguro

Boas pessoal, Desta vez estou vindo com uma coisa simples, porém muito bacana e que precisa de muita um conjunto de técnicas diferentes para se transformar em algo realmente prático (para o cliente), seguro, eficiente e porque não poderoso, criar um CMS completo com CakePHP, quero mostrar também alguns recursos básicos que, acredito, deveriam fazer parte de todos os projetos para web, mas vou faz…

URLs avançadas com o routeClass do CakePHP

Essa dica esperta é pra quem quer desenvolver um site em CakePHP e precisa disponibilizar a URL no seguinte formato: www.seusite.com.br/pagina, ou seja, sem controller ou action, apenas o "slug" da página. Entendendo a profundidade da dificuldade (Esta parte do artigo é apenas didática, se não quer entender, apenas pule para Instalando o meu routeClass!) Entenda que por padrão o cakePHP usa o e…


Configurar o CakePHP para usar o Twitter Bootstrap automaticamente

Temos dois casos de uso aqui, Twitter Bootstrap 2.3.2 e o Twitter Bootstrap 3, bem como escrevi este artigo a muito tempo atraz, ele só falava da versão mais antiga com CakePHP 2, vou atualizar para a nova versão. Não se assuste, vou manter a anterior também. Twitter Bootstrap 3 CakePHP 3 Para o CakePHP 3 com Twitter Bootstrap 3 eu criei um plugin que automatiza muito as coisas, ele está dispo…

Upload ajax multiplo com CakePHP integrado ao CKeditor

Tenho visto muitas pessoas procurando por sistemas de upload de imagens para o CakePHP e eu mesmo tive que procurar algo parecido, porém (pouco exigente eu), precisei de algo que se integrasse também ao CKeditor, sabe aquele botão de inserir imagens, pois é, tinha que ser ajax, envio multiplo e com integrado ao CKeditor. Bom, nem mesmo abri o Google, peguei um papel e uma caneta e comecei a rabis…


* Parcelamento apenas cartão de crédito! Pode haver uma pequena variação no parcelamento em relação a simulações apresentadas!