Boas práticas Categoria

Conheça os cursos gratuitos do WebDevBr! - Inscreva-se!

Boas práticas estão relacionadas a qualidade de código, segurança, produtividade, legibilidade e outros. Unindo tudo da melhor forma possível.


Vídeos sobre Boas práticas

Como medir performance no PHP com XDebug

É verdade que muitos publicam seus projetos desenvolvidos sem nenhuma noção de consumo ou se baseando apenas na teoria que o framework vai fazer milagres, neste vídeo que mostrar como instalar e usar o XDebug para medir a performance da aplicação. Vale lembrar que você NÃO deve fazer isso em produção. Os links do vídeo: https://github.com/jokkedk/webgrind https://xdebug.org/

Introdução - Curso de Orientação a Objetos Básico

Sexta-feira! Dia de série (pra não falar curso) no Youtube, como esta é a primeira que publico decidi falar um pouco sobre Orientação a Objetos usando como exemplo de projeto um "jogo de simulação luta" (note as aspas), a ideia do jogo é você criar seu lutador e colocar para lutar contra os adversários direto no console, mas nada vai impedir você de oferecer suporte a json, por exemplo, e criar a…


Entendendo Interfaces no PHP

Nesta aula vamos descobrir pra que serve e como usar interfaces no PHP e também o que é o Princípio da Inversão de Dependências (o D do SOLID). PHP Brasil no Telegram: https://telegram.me/phpbrasil Cursos: https://www.webdevbr.com.br/ Participe do Slack do WebDevBr, botão vermelho no topo do site: https://www.webdevbr.com.br/

Como instalar pacotes globalmente no Composer

Neste vídeo vamos ver como instalar recursos como PHPUnit, PHPCodeSniffer e qualquer outro globalmente e assim evitar que precisem ser instalados em cada novo projeto que você precisar deles. #EviteRetrabalho PHP Brasil no Telegram: https://telegram.me/phpbrasil Curso grátis de Composer: https://www.webdevbr.com.br/composer-na-pr%C3%A1tica Cursos: https://www.webdevbr.com.br/ Participe do Slack…


Deploy, Um pouco além do básico

O vídeo acabou ficando com alguns chiados no começo, enquanto trabalho pra remover já liberei o acesso pra vocês! Aqui o link para baixar o GitBash: http://git-scm.com/

Como e porque usar Dependency Inversion

Como e porque usar Dependency Inversion


Começando com o Composer

Começando com o composer



Hangouts sobre Boas práticas

PHP Boas práticas

Curso PHP Práticas modernas: www.webdevbr.com.br/php-praticas-modernas.html Fala pessoal, este Hangout será um pouco diferente dos demais, dessa vez vou ser mais prático e mostrar as ferramentas e práticas que utilizo no meu dia a dia quando vou desenvolver um novo recurso. Neste Hangout quero falar sobre: Porque componentes independentes de frameworks Singleton para facilitar o uso Strategy …

Hangout – PHP OOP, TDD e Frameworks – O caminho do sucesso

Neste Hangout vamos falar um pouco sobre muita coisa no PHP, mas o foco real será sobre Frameworks PHP (com foco no Adianti Framework) e TDD e sobre a experiência de Pablo Dall'Oglio e Andre Cardoso sobre os assuntos. Quero passar uma mensagem aqui: o perigo da estagnar a carreira no que se diz respeito a frameworks, porque parar só porque achou um framework bacana? Terá muita coisa legal aqui,…


2º Hangout CakePHP 2 - TDD

Tema: TDD (Desenvolvimento Orientado a Testes). Um bate papo abordando as experiências do dia a dia, boas práticas e visão sobre TDD de Juan Basso, Thiago Belem, Tayron Miranda, André cardoso e Erik Figueiredo. Alguns links links interessantes: http://www.assando-sites.com.br - Cursos http://www.webdevbr.com.br - Cursos http://aldeiaco.com.br/cursos-aldeia - Coding Dojo (Indicação do André Car…



Artigos sobre Boas práticas

Strategy - Padrões de Projeto no PHP

Uma das minhas soluções favoritas, o Strategy é um padrão de projeto comportamental que muita gente já usou sem saber! Este padrão de projeto é usado para encapsular seus códigos de forma a facilitar a expanção de recursos de forma organizada e eficiente, a grande diferença entre ele e outros padrões de projeto comportamentais é a forma simples como ele se apresenta. Imagine que você tem uma lo…

Padrão PSR-4 de desenvolvimento PHP - Criar um autoloader

A exatamente 2 anos, 8 meses, 1 semana e 2 dias atrás eu escrevi um artigo sobre a PSR-0, desde então muita coisa mudou na comunidade PHP e, infelizmente, eu aprendo e me atualizo num ritmo muito superior ao que consigo escrever, bem, o que quero dizer é: desculpem a demora. A PSR-4 veio para (como eu havia previso na época) atualizar a PSR-0 e deixar o autoload "mais flexível", a PSR-0 foi marc…


Template Method - Padrões de Projeto no PHP

Template Method é um padrão de projeto comportamental e um dos meus preferidos já que ele define os métodos a serem usados na classe abstrata e a concreta apenas segue a regra, ou seja, eu tenho uma estrutura fixa e bem definida. O resultado é uma api mais simples e uma organização de código nas classes muito mais elaborada. É muito comum (comum != sempre) as classes concretas que adotam o Templ…

Orientação a objetos - Conceitos essenciais [exemplos em PHP]

Orientação a objetos é essencial para qualquer programador PHP (e de qualquer outra linguagem) que leve sua vida profissional a sério, mas muito do que abrange OO precisa de teoria, o que é horrível na realidade do ensino de programação nos dias de hoje, o público quer prática e mais prática e nem sempre isso é possível. Acredite em mim, as vezes a prática atrapalha um pouco. Este artigo terá si…


MVC na prática - Entendendo o padrão MVC na prática

MVC é o design pattern que separa a "camada lógica" da "camada de exibição" em uma aplicação e é largamente utilizado desde projetos pequenos até os realmente muito grandes, veja por exemplos os frameworks PHP, Zend Framework, Laravel, CakePHP e muitos outros usam e abusam do MVC. Nesta aula quero montar um exemplo de código utilizando MVC sem usar qualquer ferramenta externa, vou tentar me mant…

URLs Amigáveis com PHP, .htaccess (Apache) e Nginx

Embora muito usadas em frameworks modernos (e até os não tão modernos), URLs amigáveis ja foram uma revolução na internet, mas ainda hoje muitos tentam aplicar nos projetos com base em parâmetros GET, o que leva complexibilidade ao seu .htaccess a medida em que mais formatos de URLs aparecem, mas e que tal levar esta complexibilidade para o PHP resolver e podermos montar a URL amigável que quiser…


Utilizando - Como usar o Composer - parte 1

Muito se ouve falar sobre Composer hoje em dia, mas ver na prática o que ele pode te oferecer é algo que só quem busca as coisas certas vai acabar descobrindo sem querer e se maravilhar, e saiba, quem ainda não usa vai começar a usar em breve ou ficar pra traz, e digo isso em relação a frameworks conhecidos como o CakePHP por exemplo, que vai usar na versão 3.x muito mais do que na versão 2.x (vo…

Estrutura básica do framework MVC- Entendendo o padrão MVC na prática - Parte 02

Agora que você já entendeu o que é MVC na primeira aula está na hora de dar um passo a frente e começar a fazer um framework um pouco mais elaborado. Vou querer que o meu framework tenha as seguintes características: A aplicação fique separada da biblioteca que faz o framework funcionar assim eu posso atualizar e organizar melhor as coisas Quero que ele tenha suporte a URLs amigáveis com e sem…


Exemplo de framework com PSR-0, PSR-1 e PSR-2 - Entendendo o padrão MVC na prática - Parte 01

Para os programadores que estão tentando entender agora o padrão MVC no PHP e como estruturar o próprio framework ou projeto com este nível de organização associado as PSRs (e os que já caminham por essas águas a algum tempo e querem palpitar ou quem sabe até aprender alguma coisa), estou iniciando esta série de artigos sobre o assunto, nesta primeira aula vou falar um pouco sobre o MVC e criar u…

Padrão PSR-2 de desenvolvimento PHP - Ampliando a capacidade de comunicação entre diferentes códigos PHP

Como já devo ter comentado antes, a função principal das normas PSR é formar um padrão universal de desenvolvimento, de forma que códigos de diferentes autores possam coexistir entre si sem causar nenhum transtorno, a PSR-2 estende o que vimos na PSR-1, definindo padrões de escrita que visam não somente a interoperabilidade (a capacidade de comunicação já citada), mas também um arquivo mais organ…


Fazendo o PHP funcionar no console (CMD) do Windows + Instalando o Composer e o Git

Boas pessoal, quero estrear em breve uma nova categoria aqui no blog, Zend Framework 2, mas enquanto me preparo para essa nova empreitada aproveito e preparo vocês também para por acompanhar, e para isso vamos precisar de duas coisas, uma o PHP funcionando no console e o Composer instalado, então vamos lá: Encontrado o caminho até o PHP Pode parecer meio forçado começar o artigo com esse tema, …

Padrão PSR-1 de desenvolvimento PHP – O mínimo para uma boa comunicação entre códigos PHP diferentes

Bem, continuando  com o artigo anterior, quando apresentei as PSRs e falei sobre a PSR-0, agora vou falar um pouco sobre a PSR-1 que seta o mínimo que se deve fazer para desenvolver algo que tenha uma boa interoperabilidade técnica entre códigos PHP, traduzindo, que se comunique bem com outros códigos PHP. As regras são bem simples de se seguir, basta entendê-las. Aqui um link para o repositóri…


Padrão PSR-0 de desenvolvimento PHP - Criar um autoloader

Recentemente me questionaram sobre eu saber o que é MVC e como manter esse nível de organização, pois é, isso me levou a questionar meus próprios conhecimentos e acionei o maior recurso de um programador, o Google, depois de alguns segundos acabei descobrindo que eu realmente sabia o que era, e isso me levou a pensar sobre padrões de desenvolvimento, Orientação a Objeto, PSR, passei pelo PHP: The…


* Parcelamento apenas cartão de crédito! Pode haver uma pequena variação no parcelamento em relação a simulações apresentadas!